segunda-feira, agosto 31, 2015

NOVIDADES TITANICFANS AGOSTO

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM AGOSTO FOI ASSIM 
A Cadeira Destruída - No SeaCity Museum existia em exposição uma espreguiçadeira do Olympic, navio irmão do Titanic. Steve Roberts, um visitante, reparou que esta já não aparecia há alguns meses na exposição e perguntou a um empregado do museu o porquê daquela relíquia histórica não se encontrar mais ali. 
Carta de Violet Jessop - Trechos de uma carta de Violet Jessop para Sra. Emery. Na carta ela se refere ao filme britânico "A Night to Remember", lançado em 1958. 
10 Anos TITANICFANS - Foi há 10 anos que este projeto nasceu, sem grandes espetativas, fomos crescendo, criando laços e parcerias. Hoje chegamos a esta etapa: 10 anos! 
Folha São Paulo A partida do Titanic de Southampton - Os passageiros e a tripulação - As primeiras notícias do sinistro - A impressão causada em Londres.

Tudo isto e muito mais!
"TO MAKING IT COUNT!" 

sábado, agosto 22, 2015

TITANIC - FOLHA DE SÃO PAULO

TITANIC - FOLHA DE SÃO PAULO 
A partida do Titanic de Southampton - Os passageiros e a tripulação - As primeiras notícias do sinistro - A impressão causada em Londres
Londres, 16 - O Titanic partiu de Southampton na quarta-feira passada, conduzindo 3.358 pessoas entre tripulação e passageiros. Entre estes figuravam os Srs. Hayos, presidente da estrada de ferro Grautrunk; o major Archibald Butt, ajudante de ordens do presidente dos Estados Unidos; o milionário Johnston e mulher; o Sr. Isidor Strauss, irmão do antigo embaixador norte-americano em Constantinopla; o Sr. Willian Stead, diretor da Review of Review; o contra-almirante Henry Garvis; as senhoras Widener Elisabeth Chapman e Willie Cartes.
O carregamento do navio, ao que se afirma, fora segurado em cinco milhões de dólares e que o número de malas postais se elevava a três mil quatrocentas e dezoito.
O paquete, que tinha por comandante o capitão Smith, ao zarpar do porto, passando próximo do vapor New York, rompeu os sete cabos que amarravam este navio ao cais.
A sua tripulação era de 903 homens e os passageiros estavam assim distribuídos: primeira classe 850; segunda classe, 805 e terceira, 800.
Paris, 16 - Desde cedo, a agência da White Star Line é assediada por grande número de pessoas que procuram informações sobre o desastre do Titanic.
Nesse vapor embarcaram em Cherburg 142 passageiros de primeira classe, 30 de segunda e 80 de terceira.
O Sr. Bacon, embaixador dos Estados Unidos, que acaba de apresentar ao Sr. Fallieros a sua revogatória, devia partir para o seu país nesse paquete, mas a última hora resolveu adiar a viagem para o dia 20 do corrente.
Nova York, 16 - Na madrugada de hoje, o presidente da Associação da Marinha Mercante Internacional recebeu comunicação de que a maioria dos passageiros do Titanic haviam sido salvos.
Londres, 16 - A impressão causada nesta capital pelo sinistro do Titanic foi doloríssima.
A agência da White Star e as redações dos jornais afluem grande massa de pessoas, afim de obterem informações sobre o naufrágio e da situação dos passageiros, que em sua maioria embarcaram na Inglaterra.
No desastre pereceram muitos indivíduos - Os sobreviventes e os desaparecidos - O número dos passageiros e tripulantes salvos pelo Carpathia - Informações confusas.
Nova York 16 - A falta de detalhes e a confusão das informações recebidas até esta manhã, nesta capital, sobre o naufrágio do navio Titanic da White Star anuncia, oficialmente, que recebeu notícias positivas por intermédio do Olympic, que o número dos sobreviventes do Titanic resume-se unicamente aos oitocentos e sessenta e oito, que foram salvos pelo Carpathia.
Do lado da Terra Nova, dizem estar abandonada a esperança de que se tenham salvo outros passageiros e tripulantes do Titanic.
Todos os navios, que cruzam o local do sinistro, vão continuar viagem, por não terem mais nada a fazer.
As últimas notícias sobre o naufrágio do Titanic - Perdem-se as esperanças do resto dos passageiros e tripulantes.
Londres, 16 - As notícias contraditórias, recebidas esta manhã, transmitidas todas pelo telégrafo sem fio, permitiram esperar que fosse grande a proporção dos passageiros e tripulantes salvo. Mas, a medida que os despachos se sucediam, diminuíam as esperanças.
O último telegrama de Nova York de hoje, a noite, diz que um radiograma do Carpathia declara que seiscentos e cinquenta passageiros e os tripulantes salvos estão a bordo e que os demais pereceram afogados e que nada mais resta do Titanic que um monte de destroços flutuantes.
Outro telegrama assegura que somente foram salvas seiscentas e setenta e cinco pessoas.
Dos telegramas Marconi, chegados a última hora, afirmam que os navios Virginian e Parisian não salvaram ninguém.
Acrescentam os despachos parecer que não houve tempo para lançar ao mar todas as embarcações de bordo do Titanic.
Telegramas de Paris e Nova York dizem que, como sucede aqui os escritórios da White Star estão assediados por grande multidão, ansiosa por informações.
A maioria da equipagem do Titanic havia sido contratada em Southamptom.
As últimas notícias sobre os náufragos do Titanic - Cruzador ao encontro do Carpathia.
Montreal, 16 - A Allan Linfe ainda espera que o Parisian tenha conseguido recolher, os náufragos do Titanic.
Washington, 16 - O presidente Talf ordenou a partida de um cruzador ao encontro do Carpathia, afim de que seja transmitida ao governo a lista completa dos sobreviventes.

terça-feira, agosto 18, 2015

TITANICFANS 10 ANOS

ANIVERSÁRIO TITANICFANS 
10 ANOS 
Foi há 10 anos que este projeto nasceu, sem grandes espetativas, fomos crescendo, criando laços e parcerias. Hoje chegamos a esta etapa: 10 anos! Mais de um milhão de acessos, cerca de mil postagens. Conto convosco para continuarmos por mais tempo. Relembre AQUI o primeiro post de 18 de Agosto de 2005! To Make Each Day Count! 

sábado, agosto 08, 2015

CARTA DE VIOLET JESSOP

TRECHOS DA CARTA 
VIOLET JESSOP
Trechos de uma carta de Violet Jessop para Sra. Emery. Na carta ela se refere ao filme britânico "A Night to Remember", lançado em 1958.

Maythorn, 29 de Julho de 1958

Querida Sra. Emery,

Quanta amabilidade a sua escrever-me. Fiquei interessada em saber da sua ligação familiar com o capitão Rostron do Carpathia. Você achou o filme longo. Penso que a intenção foi impressionar.

O Californian estava visível o tempo inteiro e isso foi a causa de toda a tranquilidade a bordo do Titanic, pois imaginávamos que um navio tão próximo viria imediatamente em nosso socorro. É claro, ninguém sabia que os seus motores estavam parados. Acho que o Carpathia fez um trabalho magnífico, pois teve que alterar o seu curso, apesar de antigo, e navegou com velocidade máxima através do campo de gelo para nos resgatar.

Mas a principal causa da perda de tantas vidas humanas, foi falha por parte da Câmara do Comércio em não exigir um número suficiente de botes para atender a todos. Foi extremamente difícil convencer as mulheres a entrarem nos botes deixando os seus maridos para trás. Depois de ter feito tudo o que podíamos debaixo do convés, subimos e ficamos observando um jovem oficial tentando persuadir emigrantes a entrarem nos botes. Como não estava conseguindo comunicar-se (eram na maioria poloneses, russos, etc.), pediu para que nós servíssemos de exemplo e entrássemos no bote. Esse é o motivo pelo qual estou viva hoje.

Acho que a Pinewood Studios fez um trabalho maravilhoso em recriar fatos que ocorreram há tanto tempo, e se eu discordo de algumas coisas ­como, por exemplo, uma cena que sugeria que a terceira classe teria ficado trancada, e o comportamento de alguns tripulantes - é somente porque para uma pessoa como eu que estava lá, parece uma crítica desnecessária.

Agora arrependo-me de não ter aceito os diversos convites do senhor MacQuitty, (o produtor); se tivesse visto algumas das sequências, poderia ter mostrado algumas discrepâncias. Implorei à senhora Coffin - diretora de figurino - quando fui entrevistada, e depois através de questionários, para não colocar as mulheres a bordo com os chapéus floridos e cheios de plumas da época, pois as americanas - e a maioria era americana - jamais usariam chapéus de rua a bordo. Tudo, menos um "fogão da cozinha" em cima das suas cabeças!

A minha falha em não aceitar o convite deveu-se ao fato de não poder abandonar as minhas galinhas, pois na época estava sozinha, e as galinhas são mais exigentes do que os passageiros daquela época - se é que isso é possível. Descubro que os dias não são longos o suficiente; então, é muito difícil encontrar silêncio e tranquilidade necessários para reescrever o livro, mas se um dia for publicado, enviarei um exemplar para si

Tudo de bom.

Atenciosamente,

Violet C. Jessop

sábado, agosto 01, 2015

A CADEIRA DESTRUÍDA

ESPREGUIÇADEIRA DO OLYMPIC DESTRUIDA 
No meu tempo de criança o respeito era muito bonito e os pais apreciavam isso nos filhos! No SeaCity Museum existia em exposição uma espreguiçadeira do Olympic, navio irmão do Titanic. Steve Roberts, um visitante, reparou que esta já não aparecia há alguns meses na exposição e perguntou a um empregado do museu o porquê daquela relíquia histórica não se encontrar mais ali. Este respondeu que uma criança saltou a barreira de segurança e sentou-se na cadeira que, dada a sua fragilidade, ficou destruída. Isto tudo com os pais assistindo à cena! E já é a segunda vez que tal acontece! A restauração terá um custo de £10,000, cerca de 14 mil euros...