sábado, julho 26, 2008

MISTERIOS DO TITANIC III

O NAVIO SEM NOME
Muitas fotos foram tiradas ao Titanic, algumas verdadeiras raridades de valor incalculável, outras deixam-nos em discussão, como neste caso. As fotos foram tiradas ao Titanic ainda na sua construção nos estaleiros em Belfast e numa fase posterior ele foi fotografado sendo lançado ao mar. Na foto ainda em construção nos estaleiros, o nome TITANIC já se encontra escrito na proa, ao passo que depois no seu lançamento à água, o nome simplesmente não existe. Porque razão? Terá sido apagado? Se sim, por que o apagaram? Terá sido isso que deu azo a que se dissesse que o Titanic não afundou mas que na verdade era o Olympic? Terá realmente havido uma troca de nomes entre os navios? Para o TitanicFans a resposta mais conclusiva baseia-se simplesmente numa ampliação de fotos. Talvez para não haver enganos entre os trabalhadores que trabalhavam lado a lado nos dois navios idênticos se tenha escrito o nome em cada um, contudo nesta fase de construção o Olympic tinha o casco branco enquanto o do Titanic já era negro. Mas se repararmos nas letras do nome TITANIC elas não estão escritas de forma correcta, o primeiro T parece mais grosso que o segundo o primeiro I não têm o mesmo tamanho que o segundo, o A parece mais manchado num dos lados, o N parece defeituoso nas pernas, o C mais aberto e todo o nome completo não se encontra em linha recta mas sim aos altos e baixos. Talvez seja esta a razão porque apagaram o nome?

sábado, julho 19, 2008

MISTERIOS DO TITANIC II

A SILHUETA
O Titanic alimenta a nossa imaginação, com os seus mistérios especulamos com o que poderia ter ocorrido com determinado passageiro na noite do naufrágio, mas já antes, na própria construção do navio começaram a surgir os primeiros mitos e lendas. Esta foto foi tirada durante a construção do Titanic, até aqui aparentemente é mais uma foto normal de época, mas... notem no trabalhador mais a direita da foto, entre ele e o outro homem que se vê apenas a cabeça e o seu chapéu, aparece uma estranha silhueta de um oficial, ou de algum chefe de obras... O que pode ter ocorrido é que por alguma razão alguém estaria realmente na foto mas foi apagado na sua revelação, seria talvez um Protestante (relembro que na Irlanda nesta época existia um conflito entre os católicos e protestantes) ou um sindicalista? O mistério permanece.

sábado, julho 12, 2008

MISTÉRIOS DO TITANIC

A CONDESSA DE ROTHES
No passado o TitanicFans colocou alguns mistérios do Titanic como o rosto enegrecido no alto da chaminé número 4 na fotografia tirada pelo padre Browne na partida de Queenstown, e desvendou outros como a identificação de alguns passageiros em algumas fotos, como a pequena Annie Jessie Harper. Nas próximas semanas apresentremos alguns Mistérios do Titanic. Assim numa nova pesquisa encontrei a resposta para a identificação de uma passageira. A senhora da foto debruçada para ver o embarque de passageiros provenientes de Queenstown é na verdade a Condessa de Rothes. Apesar de algumas fontes contestarem a veracidade da mesma afirmação, pelo rosto e vestimentas estarem demasiadamente escuras, o curioso é que se realmente é a Condessa, ela encontra-se exactamente perto do local onde umas noites mais tarde iria entrar para o seu bote, o número 8.