domingo, junho 17, 2007

JAMES CAMERON
"Doutor Honoris Causa"
O realizador de "Titanic", James Cameron, foi distinguido com o título de “Doutor Honoris Causa”, em 30 de Julho de 2004, pela Universidade de Southampton, no sul da Inglaterra, pela “sua inesgotável contribuição à ciência e arqueologia marítimas”.
O realizador canadiano, que obteve 11 Oscar pelo filme TITANIC e pouco depois rodou vários documentários sobre a tragédia do Titanic, disse estar “orgulhoso”, uma vez que a casa de estudos que o distinguiu é “muito respeitada pela sua área de ciência marinha”.

sábado, junho 09, 2007

HERBERT WALTER McELROY
McElroy nascera na Irlanda, no seio de uma família católica. Tinha ombros largos, era alto e um pouco mais jovem do que o capitão Smith. McElroy segui a mesma carreira de seu pai e quando embarcou no Titanic, já trabalhava há treze anos na White Star Line como oficial da Marinha Mercante.

McElroy era o oficial de bordo responsável pela administração e pelo abastecimento do Titanic. Era auxiliado por dois funcionários, cuja tarefa era cuidar da conservação dos documentos e dos valores depositados no cofre do navio, além é claro reunir uma grande quantidade de documentos administrativos e manter os registros atualizados. Em 6 de abril, McElroy passara a controlar pessoalmente o complexo abastecimento do Titanic.

sábado, junho 02, 2007

ESTALEIRO RESTAURADO
O estaleiro onde foi construído o lendário transatlântico Titanic, no “QUEEN´S ISLAND” de Belfast, será reformado, como parte de um gigantesco projeto arquitetônico. Segundo o jornal inglês “THE DAILY TELEGRAPH”, o estaleiro, situado no “TITANIC QUARTER” da capital norte-irlandesa, será restaurado e a região, transformada em um novo "bairro marítimo", com casas de luxo, escritórios e espaço para o turismo.
De acordo com o informe, o plano de remodelação criará cerca de vinte mil postos de trabalho na Irlanda do Norte nos próximos 15 anos, período que demorará a modificação do lugar. A réplica do estaleiro onde foi construído o Titanic será finalizada em 2012 e homenageará o navio, que afundou em 1912, no Atlântico Norte, causando a morte de 1.503 passageiros.
Nota: Foto rara do Titanic e do Olympic em fila, um seguido do outro.